Tuesday, January 11, 2005

Susan Sontag

sontag


Susan Sontag, morreu esta terça feira (28.12.04- 7:10 am) no Memorial Sloan- Kettering Cancer Center in Manhattan. Contava com 71 anos de idade. O hospital recusou-se a revelar a causa da morte. Sabe-se, no entanto, que Sontag foi tratada ao cancro da mama em 1970.
Li recentemente "Regarding the Pain of Others" um ensaio sobre as imagens de horror que todos os dias a televisão, jornais e a Internet nos trazem sobre os mais diversos conflitos em que o homem é protagonista.
Susan Sontag, intelectual de esquerda, nascida em Nova Iorque (1933), formou-se em Chicago e prosseguiu estudos de filosofia, literatura e teologia em Harvard. Escreveu romances históricos como "the Volcano Lover" um "best seller" e "In America" que ganhou o "National Book Award" no ano de 2000. Entre a sua obra destingo os ensaios "Illness as Metaphor and AIDS and Its Metaphors" e "On Photography".
Empenhada defensora dos Direitos Humanos, Sontag com Sarajevo cercada, colaborou na encenação da peça "À Espera de Godot" de Samuel Beckett.

Thanks, Xavier.